Serviço de Mobilidade Fluvial Sustentável - Barco Solar

Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES)

Projeto de design de serviços para inovação social e sustentabilidade, cujo objetivo foi projetar o serviço mobilidade urbana conectando duas margens do Rio Capibaribe (Recife-PE) que possuem extremas diferenças sociais, através do uso de tecnologias sustentáveis através de um barco solar. Esse desenho de serviço é uma das fases de um dos projetos piloto contemplados no CITinova*, é através dessa visão de serviço que as etapas seguintes de estudo de viabilidade e design de produto do barco acontecerão.

Design de Serviços, Inovação Social, Sustentabilidade

Cezar Cavalcanti (Gestão e Design de Serviços)
Matheus Vale (Design de Serviços)
Arthur Braga (Design de Serviços)
Rute Yumi (Pesquisa e Comunicação)
Pesquisa Quanti e Quali (Stéphanie Gomes e Débora Araújo)

Processo:

O objetivo é projetar o design de serviço de uma travessia fluvial entre duas regiões da cidade do Recife. Foram executadas as fases de Pesquisa e Co-criação e prototipação desse serviço, dando diretrizes para parte estrutural, operacional e de governança. O projeto envolveu pesquisa quantitativas e qualitativas, rodadas de co-criação com a comunidade e especialistas.



*O CITinova é um projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), implementação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e execução de instituições co-executoras, como a ARIES - Agência Recife de Inovação e Estratégia.

Resultados:

Esse processo embasou fases posteriores de intervenções urbanas, estudo de viabilidade e design do barco, permitindo um direcionamento bem mais claro e rico. Hoje o processo está em execução com previsão de implantação até o final de 2022. Esse projeto, mesmo sem estar implantado, foi ganhador da medalha de bronze em projeto de impacto social do Brasil Design Award.